AVALIAÇÃO

1º ANO ENSINO MÉDIO - 2013



1.         Ao considerarmos a produção agrícola como um sistema, devemos levar em conta a análise de suas dimensões naturais e socioeconômicas. Explique. (1,5)
R: As dimensões naturais são fertilidade do solo, topografia, disponibilidade de água, etc. A dimensões socioeconômicas são o desenvolvimento tecnológico, grau de capitalização, estrutura fundiária, relações de trabalho, etc.

2.         A sustentabilidade dos sistemas agrícolas é essencial para o desenvolvimento do espaço rural tanto em regiões ricas quanto em regiões pobres. O que vem a ser um sistema agrícola sustentável? Explique. (1,5)
R: Um sistema agrícola é sustentável quando é ambiental, social e economicamente estável, ou seja, tem condições de continuar existindo porque sua estrutura permite que se produza ao longo de sucessivas gerações. (vol. 03, p. 226).

3.         Os sistemas agrícolas, assim como a produção pecuária, podem ser considerados com intensivos ou extensivos, de acordo com o grau de capitalização e o índice de produtividade. Explique. (1,5)
R: A agricultura intensiva é aquela praticada com modernas técnicas de preparo do solo, cultivo e colheita, utilizam adubos, fertilizantes, sistemas de irrigação e mecanização, apresentam elevados índices de produtividade e conseguem explorar a terra de forma sustentável. Na agricultura extensiva são utilizadas técnicas rudimentares, com baixa exploração da terra e reduzidos índices de produtividade. Na pecuária, o rendimento é avaliado pelo número de cabeças por hectare, que no sistema intensivo é marcado pela grande produtividade sempre com a disponibilidade de muitos recursos tecnológicos e grandes investimentos e consequentemente alta produtividade, ex.: confinamento. Na prática extensiva o gado é criado solto no pasto, sem grandes investimentos e consequentemente baixa produtividade. (vol. 03, p. 226).

4.         Outra forma de classificar os sistemas de produção está relacionada à forma de gestão da mão de obra. Isso permite distinguir o predomínio de agricultura familiar ou de agricultura empresarial/patronal. Descreva a agricultura familiar destacando a agricultura de subsistência e a agricultura de jardinagem. (1,5)
R: Na agricultura familiar a administração da propriedade e dos investimentos necessários às decisões sobre o que e como produzir é tomado pelos membros da família, que em geral, realizam toda a mão-de-obra. Nas regiões pobres prevalece a agricultura de subsistência, voltada às necessidade imediatas de consumo alimentar dos próprios agricultores e seus dependentes.
Na agricultura familiar de subsistência, predominam as pequenas propriedades, com a utilização de técnicas tradicionais e rudimentares. Por falta de assistência técnica e de recursos, não há preocupação com a conservação do solo, as sementes utilizadas são de qualidade inferior, não se investe em fertilizantes e, portanto, a produção e a produtividade são baixas.
Na agricultura familiar de jardinagem, é praticada em pequenas e médias propriedades cultivadas pelo dono da terra e sua família. Nessa forma de produção se obtém alta produtividade, pois se recorre á seleção de sementes, à utilização de fertilizantes, à aplicação de avanços biotecnológicos e às técnicas de preservação do solo que permitem a fixação da família na propriedade por tempo indeterminado. (vol. 03, p. 227).

5.         Compreende o desenvolvimento de técnicas voltadas à adaptação ou ao aprimoramento de características dos organismos animais e vegetais, visando ao aumento da produção e à melhoria da qualidade dos produtos: (1,0)
(     ) Biologia.
(     ) Biopirataria.
( X ) Biotecnologia.
6.         (UFF-RJ) A "Revolução Verde", implementada em países latino-americanos e asiáticos nos anos 60 e 70, tinha como objetivo suprimir a fome e reduzir a pobreza de amplas parcelas da população. Entretanto, as promessas de modernização tecnológica da agricultura não foram cumpridas inteiramente, o que contribuiu, decisivamente, para a geração de novos problemas e aprofundou velhas desigualdades. (1,0)
Assinale a opção que faz referência a efeitos da "Revolução Verde".
a) coletivização das terras, implemento da agroecologia e expansão do crédito para os agricultores.
b) distribuição equitativa de terras, difusão da policultura e uso de defensivos biodegradáveis.
c) expansão de monoculturas, uso de técnicas tradicionais de plantio e fertilização natural dos solos.
d) reconcentração de terras, crescimento do uso de insumos industriais e agravamento da erosão dos solos.
e) estatização das terras agrícolas, trabalho em comunas e produção voltada para o mercado interno.

7.         (DESU) Café, cacau, cana-de-açúcar e seringueira – produtos da agricultura tropical – constituem um sistema de cultivo que pode ser classificado como: (1,0)
a) plantation.
b) latifúndio tropical.
c) agricultura moderna em países novos.
d) agricultura mecanizada com irrigação.
8.         (UFJF) Leia, com atenção, o texto a seguir: (1,0)
“Segundo o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA, 2005), este tipo de agricultura produz hoje 40% da riqueza gerada no campo no Brasil, correspondente a aproximadamente R$ 57 bilhões. São cerca de quatro milhões de agricultores (84% dos estabelecimentos rurais brasileiros) que vivem em pequenas propriedades e produzem a maior parte da comida que chega à mesa dos brasileiros. Quase 70% do feijão vêm desta atividade, assim como 84% da mandioca, 58% da produção de suínos, 54% do leite bovino, 49% do milho e 40% das aves e ovos. Além disso, é um importante instrumento para manter os trabalhadores no campo. Em 2003, o PIB do setor cresceu 14,31% em relação ao ano anterior. Além de ser a base de importantes cadeias de produtos protéicos de origem animal, sendo majoritária no caso do PIB da Cadeia Produtiva dos Suínos (58,8% do PIB total desta cadeia), do Leite (56%) e das Aves (51%).” Fonte: www.mda.gov.br
Marque o conceito que adequa-se CORRETAMENTE às informações:
a) Latifúndio de exploração.
b) Monocultura de subsistência.
c) Agricultura familiar.
d) Agricultura de plantation.
e) Agricultura de terraceamento.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ATIVIDADE COMPLEMENTAR

ATIVIDADE COMPLEMENTAR DE GEOGRAFIA-02 - 8º ANO

Simulado - Teste seus conhecimentos