Simulado - Teste seus conhecimentos

MATEMÁTICA

1) Considere a balança da figura em equilíbrio. O número representado pela letra x é

(A) 10.
(B) 20.
(C) 190.
(D) 100.
(E)  140.

2) O professor solicitou a um aluno que resolvesse a seguinte equação: 3(x – 1) = x + 11
Que resultado ele obteve foi:
(A) 13     
(B) -13         
(C) 7         
(D) -16         
(E) 0           

3) Luciana chegou à escola às 4 horas, conforme indica o desenho do relógio abaixo. 












Nesse momento, qual é a medida do ângulo entre esses dois ponteiros?
(A) 30º
(B) 60º
(C) 220º
(D) 240º
(E) 120º

4) Observe os relógios a seguir e responda à questão:












Os ponteiros dos relógios que representam o ângulo reto é:
(A) C e D
(B) A e B
(C) A e D
(D) B e D
(E) B e C

5) De acordo com o quadrinho abaixo, escreva a sentença matemática que representa o pensamento de Gilda e depois determine o número que ela quer encontrar.







(A) x - 15 = -3    x = -18
(B) x + 15 = -3     x = -18
(C) x + 15 = -3    x = 43
(D) x - 15 = -3   x = -43
(E) 2x+20=4     x = 5

CIÊNCIAS

6) Observe as imagens:
 Dos vertebrados acima, o ÚNICO que tem esqueleto cartilaginoso, sem tecido ósseo é:
(A) Tubarão.
(B) Tilápia.
(C) Sapo.
(D) Jacaré.
(E) Onça.

7) Pedro observou um vertebrado e anotou as seguintes características:
Pele lisa, fina, coberta de muco e sem escamas.
Possui uma fase aquática e uma terrestre.
Fecundação externa (fora do corpo).
Ovo sem casca.
Esse conjunto de características ocorre em: 
(A) Esponja.
(B) Minhoca.
(C) Sapo.
(D) Dourado.
(E) Tilápia.

8) As cobras venenosas são répteis que possuem glândulas de veneno em suas presas, por esse motivo elas são chamadas de:
(A) Peçonhentas.
(B) Aracnideos.
(C) Inofensivas.
(D) Vegetarianas.
(E) Animais domésticos.

9) A salamandra é um anfíbio, bota seus ovos na água, seus filhotes nascem tendo respiração branquial para poderem viver na água até se desenvolverem e habitarem o ambiente terrestre. Por isso dizemos que elas possuem:
(A) duas fases de vida.
(B) três fases de vida.
(C) quatro fases de vida.
(D) cinco fases de vida.
(E) seis fases de vida.

10) Dentre os répteis as cobras são consideradas as mais perigosas, pois são animais peçonhentos, produzindo veneno usado para matar suas presas e se defenderem de predadores maiores. Só que elas não enxergam muito bem e dependem da língua para sentirem cheiros. Para ajudar a sentir a presença de animais a sua volta elas possuem FOSSETAS LOREAIS, que são orifícios presentes em suas cabeças, próximos a boca, que servem para:
(A) Captar o suor dos animais a sua volta.
(B) Sentir a água no corpo dos animais a sua volta.
(C) Captar ondas de calor que saem dos corpos dos animais a sua volta.
(D) Sentir o cheiro dos animais a sua volta.
(E) Sentir o espírito dos animais a sua volta.

ARTE

11) São características da pintura barroca:
(A) Pinturas escuras, personagem de destaque com cores vibrantes.
(B) Tons pastéis, cores suaves, paisagens ao ar livre
(C) Pinturas simbólicas, representando o paganismo
(D) Uso de formas geométricas, cores primárias, temas parisienses
(E) Pinturas escuras, paisagens ao ar livre, representavam o paganismo

12) Sobre a arte barroca é correto afirmar:
(A) Temas mundanos e com ambientes como jardins, parques ou interiores luxuosos
 (B) Pinturas nas igrejas, com temas religiosos como forma de educar os fiéis
 (C) Pinturas de paisagens parisiense.
 (D) Uso de perspectiva, decoração de casas de campo
(E) Cores frias, ambientes como jardins e parques.

13) A arte barroca era voltada para:
(A) Cenas eróticas ou galantes da vida cortesã
(B) Para os artistas se divertirem
(C) Os fiéis
(D) Deixar registrado os acontecimentos históricos da época
(E) A Última Ceia

14) A arte barroca surgiu em reação ao:
(A) Impressionismo
(B) Maneirismo
(C) Romantismo
(D) Arte romana
(E) Renascimento 

15) São animais característicos de Mato Grosso do Sul:
(A) Tigre, onça pintada, tatu 
(B) Cachorro, arara azul, urso
(C) Capivara, tuiuiú, leão
(D) Foca, garça, tamanduá 
(E) Capivara, onça pintada, tuiuiú

EDUCAÇÃO FÍSICA

16) Ginástica esportiva disputada por homens e mulheres em aparelhos. Estamos falando da Ginástica:
(A)Artística
(B) Rítmica
(C) Acrobática
(D) Natural
(E) Geral

17) A ginástica faz parte das olimpíadas desde as competições de Berlim (1936) quando foram criadas as categorias masculina, feminina, individual e por equipe. Qual alternativa se trata apenas de aparelhos de ginastica artística?
(A)Bola, Trave de equilíbrio, cavalo com alças, Barras Paralelas, Fita.
(B)Barras Assimétricas, Cama elástica, cavalo com alças, Barras Paralelas, Trave de equilíbrio.
(C) Solo, Barra Fixa, Cavalo com alças, Argolas, Salto sobre a Mesa.
(D)Argolas, Arco, Trave de equilíbrio, Solo, Salto em altura
(E)Trave de Equilíbrio, Salto sobre a Mesa, Cavalo com alças, Solo, Barras de Ferro


18) Qual desses aparelhos de Ginastica Artística, é exclusivamente Feminino?
(A) Salto sobre a Mesa.
(B)  Solo
(C) Argolas
(D) Barra Fixa
(E) Trave de Equilíbrio

19) Ginastica Rítmica é aquela que alia movimentos ginásticos, música, dança e a manipulação de aparelhos, que pode ser disputada individualmente e em conjunto. Na categoria Conjunto, quantos atletas compõem uma equipe?
(A) 5 Atletas.
(B) 7 Atletas
(C) 8 Atletas
(D) 3 Atletas
(E) 6 Atletas

20) A ginástica rítmica (GR) oficial é exclusivamente feminina, mas existem algumas competições de GR só para homens no Japão e nos EUA. Além das duas formas competitivas, há a ginástica rítmica de demonstração, em que homens e mulheres podem apresentar-se juntos, utilizando aparelhos oficiais, não oficiais ou ainda com as mãos livres. Se tratando de Ginastica Rítmica, qual alternativa contém aparelhos que não fazem parte desse tipo de Ginastica?
(A) Bola, Arco, maças
(B) Maças, Fita, Corda
(C) Corda, Elástico, Tecido
(D) Fita, Corda, Bola
(E) Arco, Maças, Fita

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ATIVIDADE COMPLEMENTAR

Atividades complementares ao Ensino da Geografia

AVALIAÇÃO