Simulado - Teste seus conhecimentos

L. PORTUGUESA
Faça a leitura do texto para responder as questões 1 e 2.
                                                        
Belo Horizonte, junho de 2017
Caros alunos, pais e/ou responsáveis.

No nosso país, o Folclore é uma cultura viva, passada de geração em geração de várias formas.
A Festa Junina é um exemplo disso, pois, com a prática de acender a fogueira, montra barraquinhas, fazer comidas típicas, dançar quadrilha, cultiva-se nos mais jovens o interesse pelo conhecimento dessa manifestação cultural brasileira e se resgata, nos mais velhos, momentos de recordação e satisfação vividos.
Por esses motivos, convidamos vocês e seus familiares para a nossa animada festa junina. O ingresso? Um verdadeiro ato de cidadania. Vamos arrecadar material escolar para ser doado a instituições carentes.
Venham também experimentar caldos deliciosos, salgados, doces, churrasquinhos, canjica, pipoca, algodão doce e participar da gincana, quadrilha, forró, um grande show e muito mais! Vocês não podem perder!
Contamos com sua presença e de toda a sua família.

Data: 25 de junho de 2017, sábado
Horários: Das 9h às 14h (Ed. Infantil e Ens. Fund. I)
                 Das 16h às 20h (Ens. Fund. II e Ens. Médio)
Local: Colégio Cidade Jardim (Entrada pela Educação Infantil)

Atenciosamente, Diretora

1) Com relação ao gênero, o texto deve ser caracterizado como:
(A) Uma carta.
(B) Um convite.
(C) Uma carta-convite.
(D) Um comunicado.
(E) Um convite de aniversário

2) Assinale a caracterização INCORRETA da Festa Junina feita pelo texto:
(A) É uma manifestação folclórica.
(B) Faz parte de nossa cultura viva.
(C) Já existe há muitas gerações de brasileiros.
(D) È uma prática de acender a fogueira
(E) A festa Junina é comemorada em todos os meses do ano.

3) Assinale a alternativa em que todas as palavras são formadas por interjeição:
(A) Vida, Casa, Palavra, Cruzada
(B) Documentar, Texto, Moscas! , Questione!
(C) Ei!, Marta, Sai!, Entretanto
(D) Oh!, Claro!, Oba!, Atenção!
(E) Atenção!, A tensão, Rua Gaspar Dutra, Correr



4)  Os verbos destacados no texto acima estão:
(A) Presente
(B) Pretérito Perfeito
(C) Futuro do Presente
(D) Futuro do Pretérito
(E) Pretérito Imperfeito

5) Na frase “Se eles pelo menos prestassem a atenção em mim”. O verbo destacado indica.
(A) Uma dúvida/incerteza
(B) Um conselho
(C) Uma certeza
(D) Uma ordem
(E) Um chamamento

INGLÊS

6) I think I have ________  big family. (Indefinite  Articles)
(A) The
(B) A
(C) Did
(D) He
(E) An

7)  I do ________ homework on the bus every day. (Adjetivo Possessivo)
(A) Their
(B) His
(C) Your
(D) My
(E) Its

8) Qual é o adjetivo possessivo de They:
(A) That
(B) Its
(C) Their
(D) Your
(E)  My

9) O que significa Happy em português?
(A) Feliz
(B) Triste
(C) Feio
(D) Gordo
(E) Alto

10) My horse is black. Em português que animal é Horse?
(A) Macaco
(B) Cachorro
(C) Tubarão
(D) Porco
(E) Cavalo

HISTÓRIA

11) “... nasceu na Índia há cerca de 2500 anos, de um príncipe chamado Sidharta Gautama, (Buda) do clã dos Sákyas, que renunciou a toda sua vida de riqueza e poder, para concluir que a verdade está no “caminho do meio” e não dos extremos. Pela análise profunda da mente humana, ele alcançou o estado da mente perfeita, desperta”
Disponível em: http://ktc.org.br
Este trecho faz referência a criação de qual religião?
(A) Islamismo.
(B) Cristianismo.
(C) Budismo.
(D) Seleção natural.
(E) Hinduísmo.

12) A divisão social indiana é determinada por um sistema chamado de:
(A) Classes sociais.
(B) Castas.
(C) Mobilização.
(D) Evolução da agricultura.
(E) Paleolítico.

13) Quais os dois Rios mais importantes para a sociedade indiana?
(A) Ivinhema e Paraná.
(B) São Francisco e Tietê.
(C) Amarelo e Foz do Iguaçu.
(D) Indo e Ganges.
(E) Papagaio e Arara Azul.

14) Qual das grandes obras da China é considerada Patrimônio Mundial da Unesco?
(A) Exército de esculturas.
(B) Muralha da China.
(C) O Grande Canal.
(D) Mosteiros budistas.
(E) Rio Amarelo.

15) Um dos produtos mais valorizados da China, procurado por outros povos, era:
(A) O ouro.
(B) A esmeralda.
(C) A prata.
(D) A seda.
(E) O diamante.

GEOGRAFIA 

16) Nome que identifica este fenômeno essencial à existência da vida no planeta, representado na figura abaixo: 
  


(A) Crosta terrestre.
(B) Manto inferior.
(C) Manto superior.
(D) Ciclo da Água. 
(E) Aquífero.











17) A expressão “Bacia Hidrográfica” pode ser entendida como:
(A) Conjunto das terras drenadas ou percorridas por um rio principal e seus afluentes.
(B) Área ocupada pelas águas de um rio principal e seus afluentes no período normal de chuvas.
(C) Conjunto de lagoas isoladas que se formam no leito dos rios quando o nível de água da água baixa.
(D) Aumento exagerado do volume de água de um rio principal e seus afluentes quando chove acima do normal.
(E) Lago formado pelo represamento das águas de um rio principal e seus afluentes.

18) Assinale a alternativa em que aparecem somente as águas doces da superfície:
(A) Oceanos, mares, lagos.
(B) Rios, mares, lagos.
(C) Rios, lagos e águas subterrâneas.
(D) Geleiras, oceanos e águas subterrâneas.  
(E)  Rios, lagos, geleiras.

19) As bacias hidrográficas que drenam as terras do estado do Mato Grosso do Sul são:
(A) Bacia do rio Uruguai e bacia do rio Paraná.
(B) Bacia do rio Paraguai e bacia do rio Paraná.
(C) Bacia do rio Paraguai e bacia do rio São Francisco.
(D) Bacia do rio Amazonas e bacia do rio Paraná.
(E) Bacia do rio Paraguai e bacia do rio Tocantins.

20) É o divisor de águas que delimita as duas vertentes dos rios do estado. Rios da vertente do Pantanal e rios da vertente do rio Paraná, que dentro dos limites do Mato Grosso do Sul, formam as duas bacias hidrográficas do estado:
(A)  Chapada dos Guimarães.
(B)  Serra da Canastra.
(C) Serra de Maracaju.
(D)  Serra do Navio.
(E)  Chapada Diamantina.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ATIVIDADE COMPLEMENTAR

Atividades complementares ao Ensino da Geografia

AVALIAÇÃO