Simulado - Teste seus conhecimentos
L. PORTUGUESA
Faça a
leitura do texto para responder as questões 1 e 2.
Belo
Horizonte, junho de 2017
Caros
alunos, pais e/ou responsáveis.
No
nosso país, o Folclore é uma cultura viva, passada de geração em geração de
várias formas.
A Festa
Junina é um exemplo disso, pois, com a prática de acender a fogueira, montra
barraquinhas, fazer comidas típicas, dançar quadrilha, cultiva-se nos mais
jovens o interesse pelo conhecimento dessa manifestação cultural brasileira e
se resgata, nos mais velhos, momentos de recordação e satisfação vividos.
Por esses motivos, convidamos vocês e
seus familiares para a nossa animada festa junina. O ingresso? Um verdadeiro
ato de cidadania. Vamos arrecadar material escolar para ser doado a
instituições carentes.
Venham
também experimentar caldos deliciosos, salgados, doces, churrasquinhos,
canjica, pipoca, algodão doce e participar da gincana, quadrilha, forró, um
grande show e muito mais! Vocês não podem perder!
Contamos
com sua presença e de toda a sua família.
Data: 25 de
junho de 2017, sábado
Horários: Das 9h
às 14h (Ed. Infantil e Ens. Fund. I)
Das 16h às 20h (Ens. Fund. II
e Ens. Médio)
Local: Colégio
Cidade Jardim (Entrada pela Educação Infantil)
Atenciosamente,
Diretora
1) Com
relação ao gênero, o texto deve ser caracterizado como:
(A)
Uma carta.
(B)
Um convite.
(C)
Uma carta-convite.
(D)
Um comunicado.
(E)
Um convite de aniversário
2) Assinale
a caracterização INCORRETA da Festa Junina feita pelo texto:
(A)
É uma manifestação folclórica.
(B)
Faz parte de nossa cultura viva.
(C)
Já existe há muitas gerações de brasileiros.
(D)
È uma prática de acender a fogueira
(E)
A festa Junina é comemorada em todos os meses do ano.
3) Assinale a alternativa em que todas as palavras são
formadas por interjeição:
(A) Vida, Casa, Palavra, Cruzada
(B) Documentar, Texto, Moscas! , Questione!
(C) Ei!, Marta, Sai!, Entretanto
(D) Oh!, Claro!, Oba!, Atenção!
(E) Atenção!, A tensão, Rua Gaspar Dutra, Correr
(A) Vida, Casa, Palavra, Cruzada
(B) Documentar, Texto, Moscas! , Questione!
(C) Ei!, Marta, Sai!, Entretanto
(D) Oh!, Claro!, Oba!, Atenção!
(E) Atenção!, A tensão, Rua Gaspar Dutra, Correr
4) Os verbos destacados no texto acima estão:
(A)
Presente
(B)
Pretérito Perfeito
(C)
Futuro do Presente
(D)
Futuro do Pretérito
(E) Pretérito
Imperfeito
5) Na frase “Se eles pelo menos prestassem
a atenção em mim”. O verbo destacado indica.
(A)
Uma dúvida/incerteza
(B)
Um conselho
(C)
Uma certeza
(D)
Uma ordem
(E)
Um chamamento
INGLÊS
6) I think I have ________ big family. (Indefinite Articles)
(A) The
(A) The
(B) A
(C) Did
(D) He
(E) An
7) I do ________ homework on the bus every day. (Adjetivo
Possessivo)
(A) Their
(B) His
(C) Your
(D) My
(E) Its
8) Qual é o adjetivo
possessivo de They:
(A) That
(B) Its
(C) Their
(D) Your
(A) That
(B) Its
(C) Their
(D) Your
9) O que
significa Happy em português?
(A) Feliz
(B) Triste
(C) Feio
(D) Gordo
(E) Alto
10) My horse is black. Em
português que animal é Horse?
(A) Macaco
(B) Cachorro
(C) Tubarão
(D) Porco
(E) Cavalo
HISTÓRIA
11) “... nasceu na Índia há cerca de 2500
anos, de um príncipe chamado Sidharta Gautama, (Buda) do clã dos Sákyas, que
renunciou a toda sua vida de riqueza e poder, para concluir que a verdade está
no “caminho do meio” e não dos extremos. Pela análise profunda da mente humana,
ele alcançou o estado da mente perfeita, desperta”
Disponível
em: http://ktc.org.br
Este trecho faz referência a criação de qual
religião?
(A)
Islamismo.
(B)
Cristianismo.
(C)
Budismo.
(D)
Seleção natural.
(E)
Hinduísmo.
12) A divisão social indiana é determinada
por um sistema chamado de:
(A)
Classes sociais.
(B)
Castas.
(C)
Mobilização.
(D)
Evolução da agricultura.
(E)
Paleolítico.
13) Quais os dois Rios mais importantes para a sociedade indiana?
(A)
Ivinhema e Paraná.
(B) São
Francisco e Tietê.
(C)
Amarelo e Foz do Iguaçu.
(D) Indo
e Ganges.
(E)
Papagaio e Arara Azul.
14) Qual das grandes obras da China é considerada Patrimônio Mundial da
Unesco?
(A)
Exército de esculturas.
(B)
Muralha da China.
(C) O
Grande Canal.
(D) Mosteiros
budistas.
(E) Rio
Amarelo.
15) Um dos produtos mais valorizados da China, procurado por outros povos,
era:
(A) O
ouro.
(B) A
esmeralda.
(C) A
prata.
(D) A
seda.
(E) O
diamante.
GEOGRAFIA
16) Nome
que identifica este fenômeno essencial à existência da vida no planeta,
representado na figura abaixo:
(A)
Crosta
terrestre.
(B)
Manto inferior.
(C)
Manto superior.
(D)
Ciclo
da Água.
(E)
Aquífero.
17) A
expressão “Bacia Hidrográfica” pode ser entendida como:
(A) Conjunto
das terras drenadas ou percorridas por um rio principal e seus afluentes.
(B) Área
ocupada pelas águas de um rio principal e seus afluentes no período normal de
chuvas.
(C) Conjunto
de lagoas isoladas que se formam no leito dos rios quando o nível de água da
água baixa.
(D) Aumento
exagerado do volume de água de um rio principal e seus afluentes quando chove
acima do normal.
(E) Lago
formado pelo represamento das águas de um rio principal e seus afluentes.
18)
Assinale a
alternativa em que aparecem somente as águas doces da superfície:
(A) Oceanos, mares, lagos.
(B) Rios, mares, lagos.
(C) Rios, lagos e águas subterrâneas.
(D) Geleiras, oceanos e águas
subterrâneas.
(E) Rios,
lagos, geleiras.
19) As bacias hidrográficas que drenam as terras
do estado do Mato Grosso do Sul são:
(A) Bacia do
rio Uruguai e bacia do rio Paraná.
(B) Bacia do
rio Paraguai e bacia do rio Paraná.
(C) Bacia do
rio Paraguai e bacia do rio São Francisco.
(D) Bacia
do rio Amazonas e bacia do rio Paraná.
(E) Bacia do
rio Paraguai e bacia do rio Tocantins.
20) É o divisor de águas que delimita as
duas vertentes dos rios do estado. Rios da vertente do Pantanal e rios da
vertente do rio Paraná, que dentro dos limites do Mato Grosso do Sul, formam as
duas bacias hidrográficas do estado:
(A) Chapada
dos Guimarães.
(B) Serra da Canastra.
(C) Serra de Maracaju.
(D) Serra do Navio.
(E) Chapada Diamantina.
Comentários
Postar um comentário