ÁFRICA - Um Continente em Construção


 

Economia da África

http://www.sogeografia.com.br/Conteudos/Continentes/Africa/?pg=4

A África é o continente mais pobre do mundo. Cerca de 1/3 dos habitantes da África vivem com menos de 1 dólar ao dia, abaixo do nível da pobreza definido pelo Banco Mundial. O avanço de epidemias, o agravamento da miséria e os conflitos armados levam esta região a um verdadeiro caos. Além disso, quase 2/3 dos portadores do vírus HIV do planeta vivem neste continente. O atraso econômico e a ausência de uma sociedade de consumo em larga escala, colocam o mercado africano em segundo plano no mundo globalizado. O PIB total da África é de apenas 1% do PIB mundial e o continente participa de apenas 2% das transações comerciais que acontecem no mundo.
Em sua maioria, os africanos são tradicionalmente agricultores e pastores. A colonização européia aumentou a demanda externa de determinados produtos agrícolas e minerais. Para atendê-la, construíram-se sistemas de comunicação, introduziram-se cultivos e tecnologia europeus e desenvolveu-se um sistema de economia de intercâmbio comercial, que continua coexistindo com a economia de subsistência. 
Embora um quarto do território africano seja coberto por florestas, grande parte da madeira só tem valor como combustível. Gabão é o maior produtor de okoumé, um derivado da madeira usado na elaboração de compensado (madeira em chapa). Costa do Marfim, Libéria, Gana e Nigéria são os maiores exportadores de madeira de lei. A pesca marítima, que é muito difundida e voltada para o consumo local, adquire importância comercial no Marrocos, na Namíbia e na África do Sul. A mineração representa a maior receita dentre os produtos exportados. As indústrias de extração mineral são o setor mais desenvolvido em boa parte da economia africana. Além disso, Serra Leoa tem a maior reserva conhecida de titânio.
A nação mais industrializada do continente é a África do Sul, que alcançou relativa estabilidade política e desenvolvimento, possuindo sozinha 1/5 do PIB de toda a África. Porém, também já foram implantados notáveis centros industriais no Zimbábue, no Egito e na Argélia. O principal bloco econômico é o SADC, formado por 14 países, que se firma como o pólo mais promissor do continente.

 
Parte inferior do formulário
ONU alerta que um em cada quatro africanos sofre de fome
ONU alerta que um em cada quatro africanos sofre de fome

Johanesburgo, 16 out (EFE).- Aproximadamente 25% da população da África passa fome, revelou à Agência Efe em Johanesburgo nesta terça-feira David Orr, chefe de comunicação do Programa Mundial de Alimentos (PMA) para a África Meridional, em virtude do Dia Mundial da Alimentação.

'Quase um a cada quatro africanos passa fome', afirmou.

Esse dado revela que 239 milhões de africanos sofrem a 'dolorosa sensação causada pelo desejo de comida', de acordo com a definição de 'fome' da organização, segundo o representante do PMA, que pertence à Organização das Nações Unidas (ONU).

Apesar dos avanços registrados no continente nos últimos anos, o número mostra um grande aumento em relação às 175 milhões de pessoas que passavam fome na África entre 1990 e 1992. A alta pode ser explicada pelo crescimento demográfico registrado neste continente.

No entanto, os 'tímidos progressos' observados nas últimas décadas na África Subsaariana começaram a cair a partir de 2007, período em que a fome cresceu 2% nesta região, segundo dados da Organização para a Alimentação e a Agricultura (FAO), que também pertence à ONU.

Segundo estudos da União Africana (UA), que conta com o apoio do PMA, a África tem hoje mais crianças desnutridas do que há 30 anos.

Entre 61% e 82% desses menores não são tratados por médicos ou especialistas, e entre 40% e 67% dos adultos africanos sofreram desnutrição durante a infância.

De acordo com a FAO, 26% das crianças desnutridas vivem na África, 70% na Ásia e somente 4% na América Latina e no Caribe.

Copyright (c) Agencia EFE, S.A. 2010, todos os direitos reservados.

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ATIVIDADE COMPLEMENTAR

ATIVIDADE COMPLEMENTAR DE GEOGRAFIA-02 - 8º ANO

Simulado - Teste seus conhecimentos