Atividades complementares ao Ensino da Geografia
Atividade Complementar de Geografia. Ensino Médio.
ENSINO
MÉDIO – 1º ANO.
Questão nº 01. (PUC – RJ) O Centro-Oeste brasileiro tem registrado, segundo vários estudos, elevada produtividade e rentabilidade nas lavouras agrícolas. Para entender tal dinâmica, os estudos sobre a sojicultora são exemplares, já que esse cultivo é implementado em alguns estados da região, como em Mato Grosso, com base na intensa utilização de insumos como fertilizantes e agrotóxicos, e de máquinas e implementos modernos.
(Adaptado
de Bernardes, J. e Filho, O. [orgs]. Geografias da Soja: BR-163. Fronteiras em
mutação. Rio de Janeiro. Arquimedes,
2006).
Dentre as opções abaixo, assinale aquela que
apresenta corretamente os impactos socioeconômicos e ambientais da expansão da
sojicultura no Centro-Oeste.
(A) Valorização das terras, utilização
intensiva de mão de obra migrante nordestina e desconcentração fundiária.
(B) Aumento da utilização da mão de obra
barata do migrante nordestino e preservação do meio físico-biótico.
(C) Ampliação de novas dinâmicas socioeconômicas
em todas as cidades regionais, a partir da diversificação das atividades
geradas pela agricultura moderna.
(D) Alteração no meio físico-biótico, forte
presença de agroindústrias e predominância de pequenas e médias propriedades.
(E) Valorização das terras favoráveis à
mecanização, alterações no meio físico-biótico e (re)concentração fundiária.
Questão
nº 02.
(ENEM) Em uma disputa por terras, em Mato Grosso do Sul, dois depoimentos são
colhidos: o do proprietário de uma fazenda e o de um integrante do Movimento
dos Trabalhadores Rurais sem Terras:
Depoimento
1:
"A minha propriedade foi conseguida com
muito sacrifício pelos meus antepassados. Não admito invasão. Essa gente não
sabe de nada. Estão sendo manipulados pelos comunistas. Minha resposta será à
bala. Esse povo tem que saber que a Constituição do Brasil garante a
propriedade privada. Além disso, se esse governo quiser as minhas terras para a
Reforma Agrária terá que pagar, em dinheiro, o valor que eu quero."
proprietário de uma fazenda no Mato Grosso do Sul.
Depoimento
2:
"Sempre lutei muito. Minha família veio
para a cidade porque fui despedido quando as máquinas chegaram lá na Usina. Seu
moço, acontece que eu sou um homem da terra. Olho pro céu, sei quando é tempo
de plantar e de colher. Na cidade não fico mais. Eu quero um pedaço de terra,
custe o que custar. Hoje eu sei que não estou sozinho. Aprendi que a terra tem
um valor social. Ela é feita para produzir alimento. O que o homem come vem da
terra. O que é duro é ver que aqueles que possuem muita terra e não dependem
dela para sobreviver, pouco se preocupam em produzir nela." integrante do
Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), de Corumbá - MS.
A partir da leitura do depoimento 1, os argumentos utilizados para
defender a posição do proprietário de terras são:
I. A Constituição do país garante o direito à
propriedade privada, portanto, invadir terras é crime.
II. O MST é um movimento político controlado
por partidos políticos.
III. As terras são o fruto do árduo trabalho
das famílias que as possuem.
IV. Este é um problema político e depende
unicamente da decisão da justiça.
Estão
corretas as proposições:
a) I, apenas.
b) I e IV, apenas.
c) II e IV, apenas.
d) I, II e III, apenas.
e) I, III e IV, apenas.
Questão
nº 03.
A partir da leitura do depoimento 2, quais os argumentos utilizados para
defender a posição de um trabalhador rural sem terra?
I. A distribuição mais justa da terra no país
está sendo resolvida, apesar de que muitos ainda não têm acesso a ela.
II. A terra é para quem trabalha nela e não
para quem a acumula como bem material.
III. É necessário que se suprima o valor
social da terra.
IV. A mecanização do campo acarreta a
dispensa de mão de obra rural.
Estão
corretas as proposições:
a) I, apenas.
b) II, apenas.
c) II e IV, apenas.
d) I, II e III, apenas.
e) III, I e IV, apenas.
Questão
nº 04.
A revolução verde caracteriza-se, principalmente, pela industrialização e
modernização tecnológica das atividades agropecuárias. Esse fenômeno possui
como características:
I. Uso de técnicas agrícolas avançadas;
II. Emprego de agrotóxicos;
III. Predomínio de latifúndios monocultores;
IV. Alteração genética de grãos e plantas;
V. Utilização de mão de obra abundante;
São
corretas as afirmativas:
a) I, e II.
b) III e IV.
c) II, IV e V.
d) I, III e V.
e) I, II, III e IV.
Questão
nº 05.
“Se o agronegócio tem um pai, seu nome é Norman Borlaug, um americano nascido
na pequena cidade de Cresco, estado de Dallas, em 1914. Esse senhor, falecido
em 2009, literalmente revolucionou a forma de se produzir comida no mundo.
Formado em agronomia pela Universidade de Minnesota em 1942, recebeu o prêmio
Nobel da Paz em 1970. Motivo: pelas mãos de Borlaug começaram os primeiros
cruzamentos de sementes híbridas resistentes a doenças fúngicas, o que fez países
como México, Índia e Paquistão tirarem mais de 600 milhões de pessoas da fome”.
Revista Dinheiro
Rural, 04-2013. Disponível em: http://revistadinheirorural.terra.com.br)
O avanço do agronegócio propiciou inúmeras
transformações no espaço geográfico das sociedades, dentre os quais podemos
corretamente assinalar:
a) Incremento dos mutirões em pequenas
propriedades familiares.
b) Incentivos tecnológicos para a produção
orgânica.
c) Preservação irrestrita de recursos
naturais, como cursos d'água e vegetações.
d) Ampliação do nível de produtividade por
hectare.
e) Contenção do processo de industrialização.
Questão
nº 06.
No Brasil, a Revolução Verde expandiu-se e consolidou-se a partir das décadas
de 1970 e 1980. Entre as resultantes desse processo, uma das transformações
mais notáveis no espaço geográfico brasileiro foi:
a) a ampliação dos sistemas coletivos no Rio
Grande do Sul.
b) a devastação de boa parte do bioma
Cerrado.
c) o fim do processo de êxodo rural.
d) o crescimento do mercado interno em face
da queda das exportações.
e) a proliferação de empresas estatais no
meio agrário.
Questão
nº 07.
(UFF-RJ) A “Revolução Verde”, implementada em países latino-americanos e
asiáticos nos anos 1960 e 1970, tinha como objetivo suprimir a fome e reduzir a
pobreza de amplas parcelas da população. Entretanto, as promessas de
modernização tecnológica da agricultura não foram cumpridas inteiramente,
contribuindo para a geração de novos problemas e aprofundando velhas
desigualdades.
Assinale
a opção que faz referência a efeitos da “Revolução Verde”.
a) Coletivização das terras, implemento da
agroecologia e expansão do crédito para os agricultores.
b) Distribuição equitativa de terras, difusão
da policultura e uso de defensivos biodegradáveis.
c) Expansão de monoculturas, uso de técnicas
tradicionais de plantio e fertilização natural dos solos.
d) Reconcentração de terras, crescimento do
uso de insumos industriais e agravamento da erosão dos solos.
e) Estatização das terras agrícolas, trabalho
em comunas e produção voltada para o mercado interno.
Questão
nº 08.
Abaixo estão relacionadas algumas características da produção agrícola familiar
e da grande empresa agrícola no Brasil:
I)
Trabalho e gestão intimamente relacionados.
II) Trabalho assalariado predominante.
III) Predomínio da especialização da
produção.
IV) Trabalho assalariado complementar.
V) Trabalho e gestão completamente separados.
São
características da produção agrícola:
A)
Familiar: I e II; Grande empresa: III, IV e V
B)
Familiar: I e IV; Grande empresa: II, III e V.
C)
Familiar: III, IV e V; Grande empresa: I e II
D)
Familiar: I, II e III; Grande empresa: IV e V
E)
Familiar: IV e V; Grande empresa: I, II e III
Questão
nº 09.
(UFRJ) "Todas as nações do chamado Terceiro Mundo usam seu solo arável
para exportações, e em todas há fome. Quanto mais exportam, mais longe estarão
de resolver seu próprio problema alimentar. As nações ricas tendem a usar cada
vez mais seu solo para a produção de alimentos essenciais, deixando para as
nações pobres a produção complementar de matérias-primas para processamento
industrial..."
OLIVA, Jaime e
GIANSANTI, Roberto. "Temas da geografia mundial". São Paulo, Atual,
1995. p.228.
A
exemplo do Terceiro Mundo, o equívoco brasileiro resulta:
a) da pequena produtividade dos seus solos
aráveis.
b) da sua insuficiente capacidade agrícola,
frente à população nacional.
c) da destinação prioritária da sua produção
agrícola subsidiada.
d) da importância secundária que dá ao seu
setor primário.
e) da incapacidade agrícola nacional, frente
à produção dos países ricos.
Questão
nº 10.
O Brasil, por suas características de crescimento econômico, e apesar da crise
e do retrocesso das últimas décadas, é classificado como um país moderno. Tal
conceito pode ser, na verdade, questionado se levarmos em conta os indicadores
sociais: o grande número de desempregados, o índice de analfabetismo, o déficit
de moradia, o sucateamento saúde, enfim, a avalanche de brasileiros envolvidos
e tragados num processo de repetidas migrações(...)
(adap. Valin, 1996,
pág.50 "Migrações: da perda de terra à exclusão social" SP. Atuali,
1996).
Analisando os indicadores citados no texto,
você pode afirmar que:
a) o grande número de desempregados no Brasil
está exclusivamente ligado ao grande aumento da população.
b) existe uma "exclusão social" que
é resultado da grande concorrência existente entre a mão de obra qualificada.
c) o déficit da moradia está intimamente
ligado à falta de espaços nas cidades grandes.
d) os trabalhadores brasileiros não
qualificados engrossam as fileiras dos "excluídos".
e) por conta do crescimento econômico do
país, os trabalhadores pertencem à categoria de mão de obra qualificada.
GABARITO:
1 – E
2 – D
3 – C
4 – E
5 – D
6 – B
7 – D
8 – B
9 – C
10 – D
1 – E
2 – D
3 – C
4 – E
5 – D
6 – B
7 – D
8 – B
9 – C
10 – D
ENSINO
MÉDIO – 2º ANO.
Questão
nº 11.
(Enem 2002) Em usinas hidrelétricas, a queda d’água move turbinas que acionam
geradores. Em usinas eólicas, os geradores são acionados por hélices movidas
pelo vento. Na conversão direta solar-elétrica são células fotovoltaicas que
produzem tensão elétrica. Além de todos produzirem eletricidade, esses
processos têm em comum o fato de:
a) não provocarem impacto ambiental.
b) independerem de condições climáticas.
c) a energia gerada poder ser armazenada.
d) utilizarem fontes de energia renováveis.
e) dependerem das reservas de combustíveis
fósseis.
Questão
nº 12.
(Enem 2011) “Águas de março definem se falta luz este ano”. Esse foi o título
de uma reportagem em jornal de circulação nacional, pouco antes do início do
racionamento do consumo de energia elétrica, em 2001. No Brasil, a relação
entre a produção de eletricidade e a utilização de recursos hídricos,
estabelecida nessa manchete, se justifica por que:
a) a geração de eletricidade nas usinas
hidrelétricas exige a manutenção de um dado fluxo de água nas barragens.
b) o sistema de tratamento da água e sua
distribuição consomem grande quantidade de energia elétrica.
c) a geração de eletricidade nas usinas
termelétricas utiliza grande volume de água para refrigeração.
d) o consumo de água e de energia elétrica
utilizadas na indústria compete com o da agricultura.
e) é grande o uso de chuveiros elétricos,
cuja operação implica abundante consumo de água.
Questão
nº 13.
(Enem 2007) Qual das seguintes fontes de produção de energia é a mais recomendável
para a diminuição dos gases causadores do aquecimento global?
a) Óleo diesel.
b) Gasolina.
c) Carvão mineral.
d) Gás natural.
e) Vento.
Questão
nº 14.
(Enem 2009) A economia moderna depende da disponibilidade de muita energia em
diferentes formas, para funcionar e crescer. No Brasil, o consumo total de
energia pelas indústrias cresceu mais de quatro vezes no período entre 1970 e
2005. Enquanto os investimentos em energias limpas e renováveis, como solar e
eólica, ainda são incipientes, ao se avaliar a possibilidade de instalação de
usinas geradoras de energia elétrica, diversos fatores devem ser levados em
consideração, tais como os impactos causados ao ambiente e às populações
locais. Ricardo. B. e Campanili, M. Almanaque
Brasil Socioambiental. Instituto Socioambiental. São Paulo, 2007 (adaptado).
Em uma situação hipotética, optou-se por
construir uma usina hidrelétrica em região que abrange diversas quedas d’água
em rios cercados por mata, alegando-se que causaria impacto ambiental muito
menor que uma usina termelétrica. Entre os possíveis impactos da instalação de
uma usina hidrelétrica nessa região, inclui-se:
a) a poluição da água por metais da usina.
b) a destruição do habitat de animais
terrestres.
c) o aumento expressivo na liberação de CO2
para a atmosfera.
d) o consumo não renovável de toda água que
passa pelas turbinas.
e) o aprofundamento no leito do rio, com a
menor deposição de resíduos no trecho de rio anterior à represa.
Questão
nº 15.
(Enem 2010) Deseja-se instalar uma estação de geração de energia elétrica em um
município localizado no interior de um pequeno vale cercado de altas montanhas
de difícil acesso. A cidade é cruzada por um rio, que é fonte de água para
consumo, irrigação das lavouras de subsistência e pesca. Na região, que possui
pequena extensão territorial, a incidência solar é alta o ano todo. A estação
em questão irá abastecer apenas o município apresentado. Qual forma de obtenção
de energia, entre as apresentadas, é a mais indicada para ser implantada nesse
município de modo a causar o menor impacto ambiental?
a) Termelétrica, pois é possível utilizar a
água do rio no sistema de refrigeração.
b) Eólica, pois a geografia do local é
própria para a captação desse tipo de energia.
c) Nuclear, pois o modo de resfriamento de
seus sistemas não afetaria a população.
d) Fotovoltaica, pois é possível aproveitar a
energia solar que chega à superfície do local.
e) Hidrelétrica, pois o rio que corta o
município é suficiente para abastecer a usina construída.
Questão
nº 16.
(Enem 2010) A usina hidrelétrica de Belo Monte será construída no rio Xingu, no
município de Vitória de Xingu, no Pará. A usina será a terceira maior do mundo
e a maior totalmente brasileira, com capacidade de 11,2 mil megawatts. Os
índios do Xingu tomam a paisagem com seus cocares, arcos e flechas. Em
Altamira, no Pará, agricultores fecharam estradas de uma região que será
inundada pelas águas da usina. BACOCCINA, D. QUEIROZ, G.: BORGES, R. Fim do
leilão, começo da confusão. Istoé Dinheiro. Ano 13, n.o 655, 28 abri 2010
(adaptado).
Os impasses, resistências e desafios
associados à construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte estão relacionados:
a) ao potencial hidrelétrico dos rios no
norte e nordeste quando comparados às bacias hidrográficas das regiões Sul,
Sudeste e Centro-Oeste do país.
b) à necessidade de equilibrar e
compatibilizar o investimento no crescimento do país com os esforços para a
conservação ambiental.
c) à grande quantidade de recursos
disponíveis para as obras e à escassez dos recursos direcionados para o
pagamento pela desapropriação das terras.
d) ao direito histórico dos indígenas à posse
dessas terras e à ausência de reconhecimento desse direito por parte das
empreiteiras.
e) ao aproveitamento da mão de obra
especializada dispo – nível na região Norte e o interesse das construtoras na
vinda de profissionais do Sudeste do país.
Questão
nº 17.
(Enem 2011) Segundo dados do Balanço Energético Nacional de 2008, do Ministério
das Minas e Energia, a matriz energética brasileira é composta por hidrelétrica
(80%), termelétrica (19,9%) e eólica (0,1%). Nas termelétricas, esse percentual
é dividido conforme o combustível usado, sendo: gás natural (6,6%), biomassa
(5,3%), derivados de petróleo (3,3%), energia nuclear (3,1%) e carvão mineral
(1,6%). Com a geração de eletricidade da biomassa, pode-se considerar que
ocorre uma compensação do carbono liberado na queima do material vegetal pela
absorção desse elemento no crescimento das plantas. Entretanto, estudos indicam
que as emissões de metano (CH4) das hidrelétricas podem ser comparáveis às
emissões de CO2 das termelétricas. MORET, A. S.; FERREIRA, I. A. As
hidrelétricas do Rio Madeira e os impactos socioambientais da eletrificação no
Brasil. Revista Ciência Hoje. V. 45, n.° 265, 2009 (adaptado).
No Brasil, em termos do impacto das fontes de
energia no crescimento do efeito estufa, quanto à emissão de gases, as
hidrelétricas seriam consideradas como uma fonte:
a) limpa de energia, contribuindo para
minimizar os efeitos deste fenômeno.
b) eficaz de energia, tomando-se o percentual
de oferta e os benefícios verificados.
c) limpa de energia, não afetando ou alterando
os níveis dos gases do efeito estufa.
d) poluidora, colaborando com níveis altos de
gases de efeito estufa em função de seu potencial de oferta.
e) alternativa, tomando-se por referência a
grande emissão de gases de efeito estufa das demais fontes geradoras.
Questão
nº 18.
(FGV-SP) Esse programa fez despertar o processo no qual fica evidente a alta
potencialidade mundial do Brasil no estratégico campo energético.
Posteriormente, esse programa, de êxito mundial indiscutível, foi praticamente
interrompido. Na realidade, o programa visava à substituição não somente da
gasolina mas dos demais derivados do petróleo por combustíveis renováveis e
limpos do ponto de vista ambiental, isso porque o Brasil não importava gasolina
mas petróleo.
(Fonte: J. W. Batista Vidal. "Revista
Caros Amigos", ano IV, n. 37, abril/2000, p. 42).
O texto faz referência ao Programa:
a) Nuclear brasileiro, desenvolvimento pelo
governo federal na década de 70, interrompido por pressões de grupos
ambientalistas na década de 80.
b) Energético, de extração do petróleo a
partir do xisto betuminoso, desenvolvido pela Petrobrás na década de 80 e
posteriormente abandonado devido ao alto custo do processo.
c) Nacional do Álcool (Proálcool),
desenvolvido pelo Governo Federal nos anos 70, tendo sofrido um recuo na última
década devido à diminuição dos subsídios à produção.
d) Mineral, desenvolvido pela Companhia Vale
do Rio Doce desde a década de 70, que tinha como um dos objetivos substituir o
petróleo pelo carvão vegetal.
e) Hidrelétrico, de substituição do óleo
combustível como fonte de energia das indústrias brasileiras pela eletricidade,
desenvolvido como resposta ao Segundo Choque do Petróleo, em 1979.
Questão
nº 19.
(ENEM-2001) O setor residencial brasileiro é, depois da indústria, o que mais
consome energia elétrica. A participação do setor residencial no consumo total
de energia cresceu de forma bastante acelerada nos últimos anos. Esse
crescimento pode ser explicado
I. pelo processo de urbanização no país, com
a migração da população rural para as cidades.
II. pela busca por melhor qualidade de vida,
com a maior utilização de sistemas de refrigeração, iluminação e aquecimento.
III. pela substituição de determinadas fontes
de energia - a lenha, por exemplo - pela energia elétrica.
Dentre as explicações apresentadas
(A) apenas III é correta.
(B) apenas I e II são corretas.
(C) apenas I e III são corretas.
(D) apenas II e III são corretas.
(E) I, II e III são corretas.
Questão
nº 20.
(FGV) Sobre o consumo de energia no Brasil é correto afirmar que:
a) a Região Sudeste não consegue consumir
toda a energia que produz;
b) o setor residencial e de comércio
representam 80% do consumo total de energia;
c) mais da metade da energia consumida no
país provém de fontes renováveis, como a hidráulica e a biomassa;
d) nesta década, devido às sucessivas crises
econômicas, não tem havido aumento do consumo de energia;
e) o petróleo e o carvão mineral representam
mais de 70% de energia produzida para consumo no país.
GABARITO:
11 – D
12 – A
13 – E
14 – B
15 – D
16 – B
17 – D
18 – C
19 – E
20 – C
Questão
nº 21.
(Pucmg) São
características da atual ordem mundial, EXCETO:
a)
a multipolaridade, ou seja, a existência de vários polos ou centros de poder
mundial.
b)
a existência de três centros mundiais, com poderio econômico, tecnológico e
político-diplomático: os Estados Unidos, o Japão e a União Europeia.
c)
a crescente cooperação e interdependência internacional e a diminuição da
possibilidade de conflitos armados mundiais.
d)
a existência de somente um agente ou ator no cenário internacional, controlador
das relações econômicas e político-militares: o Estado Nacional.
e)
a existência de uma realidade mais complexa, com múltiplas oposições ou tensões
econômicas, étnicas, religiosas, ambientais etc.
Questão
nº 22.
(UFMG 2006) É INCORRETO
afirmar que a atual política externa brasileira e o papel geopolítico do País,
hoje, no mundo, representam:
a)
uma aproximação do NAFTA, em razão da necessidade de se concretizarem os
tratados comerciais entre esse bloco e o Mercosul, tendo-se em vista a
implementação da ALCA.
b)
um reforço em sua posição econômica e, possivelmente, um novo papel geopolítico
no mundo, graças à qualidade de potência regional do Brasil na América do Sul.
c)
um repúdio à ocupação do Iraque e, por outro lado, um apoio à criação do Estado
da Palestina, posições formalmente defendidas nos foros internacionais de que o
Brasil participa.
d)
uma defesa da ideia do perdão, tanto pelo Brasil quanto pelos países centrais,
da dívida dos países mais pobres do mundo especialmente os africanos.
e)
ampliar sua participação no comércio internacional, principalmente dentro do
BRICs.
Questão
nº 23.
(UFAM) São
características da Globalização:
a)
A adoção do Toyotismo como modelo para a reorganização da produção, a restrição
dos mercados e a valorização tecnológica.
b)
O estabelecimento de redes comerciais, com valorização do capital mercantil e o
aumento do controle estatal na economia.
c)
A adoção de políticas neoliberais, a desregulamentação da economia e diminuição
dos índices de robotização na indústria.
d)
A dinamização tecnológica com a garantia da ampliação de políticas sociais e
direitos trabalhistas.
e)
A formação de blocos econômicos, a integração dos mercados e o avanço do
capital financeiro.
Questão
nº 24.
(UFC) O processo de
globalização tem, na atualidade, provocado grandes mudanças, tanto nas esferas
econômica, financeira e política quanto na vida social e cultural dos povos e
das nações, em escala mundial. A esse respeito, é possível afirmar, de modo
correto, que:
a)
A maioria das instituições financeiras globais tem sua sede localizada nos
países subdesenvolvidos.
b)
O avanço das telecomunicações e da informática e o uso da internet são
fundamentais para os fluxos financeiros mundiais.
c)
O Estado intervém na economia por meio de investimentos no setor industrial,
fortalecendo, assim, as empresas estatais.
d)
As transformações políticas, econômicas, sociais e tecnológicas dão-se da mesma
forma nos países desenvolvidos e subdesenvolvidos.
e)
Os blocos econômicos regionais são constituídos com o objetivo único de
formação de alianças para defender a autonomia política dos países membros.
Questão
nº 25.
(FUVEST) O local e o
global determinam-se reciprocamente, umas vezes de modo congruente e
consequente, outras de modo desigual e desencontrado. Mesclam-se e tensionam-se
singularidades, particularidades e universalidades. Conforme Anthony Giddens,
“A globalização pode assim ser definida como a intensificação das relações
sociais em escala mundial, que ligam localidades distantes de tal maneira que
acontecimentos locais são modelados por eventos ocorrendo a muitas milhas de
distância e vice-versa. Este é um processo dialético porque tais acontecimentos
locais podem se deslocar numa direção inversa às relações muito distanciadas
que os modelam. A transformação local é, assim, uma parte da globalização”.
Octávio Ianni,
Estudos Avançados. USP. São Paulo, 1994. Adaptado.
Neste
texto, escrito no final do século XX, o autor refere-se a um processo que
persiste no século atual. A partir desse texto, pode-se inferir que esse
processo leva à:
a)
padronização da vida cotidiana.
b)
melhor distribuição de renda no planeta.
c)
intensificação do convívio e das relações afetivas presenciais.
d)
maior troca de saberes entre gerações.
e)
retração do ambientalismo como reação à sociedade de consumo.
Gabarito:
21 – D
22 – A
23 – E
24 – B
25 - A
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