Atividades complementares ao Ensino da Geografia


Atividade Complementar de Geografia. Ensino Médio.
ENSINO MÉDIO – 1º ANO.

Questão nº 01. (PUC – RJ) O Centro-Oeste brasileiro tem registrado, segundo vários estudos, elevada produtividade e rentabilidade nas lavouras agrícolas. Para entender tal dinâmica, os estudos sobre a sojicultora são exemplares, já que esse cultivo é implementado em alguns estados da região, como em Mato Grosso, com base na intensa utilização de insumos como fertilizantes e agrotóxicos, e de máquinas e implementos modernos.
(Adaptado de Bernardes, J. e Filho, O. [orgs]. Geografias da Soja: BR-163. Fronteiras em mutação.     Rio de Janeiro. Arquimedes, 2006).

Dentre as opções abaixo, assinale aquela que apresenta corretamente os impactos socioeconômicos e ambientais da expansão da sojicultura no Centro-Oeste.

(A) Valorização das terras, utilização intensiva de mão de obra migrante nordestina e desconcentração fundiária.
(B) Aumento da utilização da mão de obra barata do migrante nordestino e preservação do meio físico-biótico.
(C) Ampliação de novas dinâmicas socioeconômicas em todas as cidades regionais, a partir da diversificação das atividades geradas pela agricultura moderna.
(D) Alteração no meio físico-biótico, forte presença de agroindústrias e predominância de pequenas e médias propriedades.
(E) Valorização das terras favoráveis à mecanização, alterações no meio físico-biótico e (re)concentração fundiária.

Questão nº 02. (ENEM) Em uma disputa por terras, em Mato Grosso do Sul, dois depoimentos são colhidos: o do proprietário de uma fazenda e o de um integrante do Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terras:

Depoimento 1:
"A minha propriedade foi conseguida com muito sacrifício pelos meus antepassados. Não admito invasão. Essa gente não sabe de nada. Estão sendo manipulados pelos comunistas. Minha resposta será à bala. Esse povo tem que saber que a Constituição do Brasil garante a propriedade privada. Além disso, se esse governo quiser as minhas terras para a Reforma Agrária terá que pagar, em dinheiro, o valor que eu quero." proprietário de uma fazenda no Mato Grosso do Sul.

Depoimento 2:
"Sempre lutei muito. Minha família veio para a cidade porque fui despedido quando as máquinas chegaram lá na Usina. Seu moço, acontece que eu sou um homem da terra. Olho pro céu, sei quando é tempo de plantar e de colher. Na cidade não fico mais. Eu quero um pedaço de terra, custe o que custar. Hoje eu sei que não estou sozinho. Aprendi que a terra tem um valor social. Ela é feita para produzir alimento. O que o homem come vem da terra. O que é duro é ver que aqueles que possuem muita terra e não dependem dela para sobreviver, pouco se preocupam em produzir nela." integrante do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), de Corumbá - MS.

A partir da leitura do depoimento 1, os argumentos utilizados para defender a posição do proprietário de terras são:

I. A Constituição do país garante o direito à propriedade privada, portanto, invadir terras é crime.
II. O MST é um movimento político controlado por partidos políticos.
III. As terras são o fruto do árduo trabalho das famílias que as possuem.
IV. Este é um problema político e depende unicamente da decisão da justiça.

Estão corretas as proposições:

a) I, apenas.
b) I e IV, apenas.
c) II e IV, apenas.
d) I, II e III, apenas.
e) I, III e IV, apenas.

Questão nº 03. A partir da leitura do depoimento 2, quais os argumentos utilizados para defender a posição de um trabalhador rural sem terra?

I. A distribuição mais justa da terra no país está sendo resolvida, apesar de que muitos ainda não têm acesso a ela.
II. A terra é para quem trabalha nela e não para quem a acumula como bem material.
III. É necessário que se suprima o valor social da terra.
IV. A mecanização do campo acarreta a dispensa de mão de obra rural.

Estão corretas as proposições:

a) I, apenas.
b) II, apenas.
c) II e IV, apenas.
d) I, II e III, apenas.
e) III, I e IV, apenas.

Questão nº 04. A revolução verde caracteriza-se, principalmente, pela industrialização e modernização tecnológica das atividades agropecuárias. Esse fenômeno possui como características:

I. Uso de técnicas agrícolas avançadas;
II. Emprego de agrotóxicos;
III. Predomínio de latifúndios monocultores;
IV. Alteração genética de grãos e plantas;
V. Utilização de mão de obra abundante;

São corretas as afirmativas:

a) I, e II.
b) III e IV.
c) II, IV e V.
d) I, III e V.
e) I, II, III e IV.

Questão nº 05. “Se o agronegócio tem um pai, seu nome é Norman Borlaug, um americano nascido na pequena cidade de Cresco, estado de Dallas, em 1914. Esse senhor, falecido em 2009, literalmente revolucionou a forma de se produzir comida no mundo. Formado em agronomia pela Universidade de Minnesota em 1942, recebeu o prêmio Nobel da Paz em 1970. Motivo: pelas mãos de Borlaug começaram os primeiros cruzamentos de sementes híbridas resistentes a doenças fúngicas, o que fez países como México, Índia e Paquistão tirarem mais de 600 milhões de pessoas da fome”.
Revista Dinheiro Rural, 04-2013. Disponível em: http://revistadinheirorural.terra.com.br)

O avanço do agronegócio propiciou inúmeras transformações no espaço geográfico das sociedades, dentre os quais podemos corretamente assinalar:

a) Incremento dos mutirões em pequenas propriedades familiares.
b) Incentivos tecnológicos para a produção orgânica.
c) Preservação irrestrita de recursos naturais, como cursos d'água e vegetações.
d) Ampliação do nível de produtividade por hectare.
e) Contenção do processo de industrialização.

Questão nº 06. No Brasil, a Revolução Verde expandiu-se e consolidou-se a partir das décadas de 1970 e 1980. Entre as resultantes desse processo, uma das transformações mais notáveis no espaço geográfico brasileiro foi:

a) a ampliação dos sistemas coletivos no Rio Grande do Sul.
b) a devastação de boa parte do bioma Cerrado.
c) o fim do processo de êxodo rural.
d) o crescimento do mercado interno em face da queda das exportações.
e) a proliferação de empresas estatais no meio agrário.

Questão nº 07. (UFF-RJ) A “Revolução Verde”, implementada em países latino-americanos e asiáticos nos anos 1960 e 1970, tinha como objetivo suprimir a fome e reduzir a pobreza de amplas parcelas da população. Entretanto, as promessas de modernização tecnológica da agricultura não foram cumpridas inteiramente, contribuindo para a geração de novos problemas e aprofundando velhas desigualdades. 
Assinale a opção que faz referência a efeitos da “Revolução Verde”.

a) Coletivização das terras, implemento da agroecologia e expansão do crédito para os agricultores.
b) Distribuição equitativa de terras, difusão da policultura e uso de defensivos biodegradáveis.
c) Expansão de monoculturas, uso de técnicas tradicionais de plantio e fertilização natural dos solos.
d) Reconcentração de terras, crescimento do uso de insumos industriais e agravamento da erosão dos solos.
e) Estatização das terras agrícolas, trabalho em comunas e produção voltada para o mercado interno.

Questão nº 08. Abaixo estão relacionadas algumas características da produção agrícola familiar e da grande empresa agrícola no Brasil:

 I) Trabalho e gestão intimamente relacionados.
II) Trabalho assalariado predominante.
III) Predomínio da especialização da produção.
IV) Trabalho assalariado complementar.
V) Trabalho e gestão completamente separados.

São características da produção agrícola:

 A) Familiar: I e II; Grande empresa: III, IV e V
 B) Familiar: I e IV; Grande empresa: II, III e V.
 C) Familiar: III, IV e V; Grande empresa: I e II
 D) Familiar: I, II e III; Grande empresa: IV e V
 E) Familiar: IV e V; Grande empresa: I, II e III

Questão nº 09. (UFRJ) "Todas as nações do chamado Terceiro Mundo usam seu solo arável para exportações, e em todas há fome. Quanto mais exportam, mais longe estarão de resolver seu próprio problema alimentar. As nações ricas tendem a usar cada vez mais seu solo para a produção de alimentos essenciais, deixando para as nações pobres a produção complementar de matérias-primas para processamento industrial..."
OLIVA, Jaime e GIANSANTI, Roberto. "Temas da geografia mundial". São Paulo, Atual, 1995. p.228.

A exemplo do Terceiro Mundo, o equívoco brasileiro resulta:

a) da pequena produtividade dos seus solos aráveis.
b) da sua insuficiente capacidade agrícola, frente à população nacional.
c) da destinação prioritária da sua produção agrícola subsidiada.
d) da importância secundária que dá ao seu setor primário.
e) da incapacidade agrícola nacional, frente à produção dos países ricos.

Questão nº 10. O Brasil, por suas características de crescimento econômico, e apesar da crise e do retrocesso das últimas décadas, é classificado como um país moderno. Tal conceito pode ser, na verdade, questionado se levarmos em conta os indicadores sociais: o grande número de desempregados, o índice de analfabetismo, o déficit de moradia, o sucateamento saúde, enfim, a avalanche de brasileiros envolvidos e tragados num processo de repetidas migrações(...)
(adap. Valin, 1996, pág.50 "Migrações: da perda de terra à exclusão social" SP. Atuali, 1996).

 Analisando os indicadores citados no texto, você pode afirmar que:

a) o grande número de desempregados no Brasil está exclusivamente ligado ao grande aumento da população.
b) existe uma "exclusão social" que é resultado da grande concorrência existente entre a mão de obra qualificada.
c) o déficit da moradia está intimamente ligado à falta de espaços nas cidades grandes.
d) os trabalhadores brasileiros não qualificados engrossam as fileiras dos "excluídos".
e) por conta do crescimento econômico do país, os trabalhadores pertencem à categoria de mão de obra qualificada.


GABARITO:
1 – E
2 – D
3 – C
4 – E
5 – D
6 – B
7 – D
8 – B
9 – C
10 – D



ENSINO MÉDIO – 2º ANO.

Questão nº 11. (Enem 2002) Em usinas hidrelétricas, a queda d’água move turbinas que acionam geradores. Em usinas eólicas, os geradores são acionados por hélices movidas pelo vento. Na conversão direta solar-elétrica são células fotovoltaicas que produzem tensão elétrica. Além de todos produzirem eletricidade, esses processos têm em comum o fato de:

a) não provocarem impacto ambiental.
b) independerem de condições climáticas.
c) a energia gerada poder ser armazenada.
d) utilizarem fontes de energia renováveis.
e) dependerem das reservas de combustíveis fósseis.


Questão nº 12. (Enem 2011) “Águas de março definem se falta luz este ano”. Esse foi o título de uma reportagem em jornal de circulação nacional, pouco antes do início do racionamento do consumo de energia elétrica, em 2001. No Brasil, a relação entre a produção de eletricidade e a utilização de recursos hídricos, estabelecida nessa manchete, se justifica por que:

a) a geração de eletricidade nas usinas hidrelétricas exige a manutenção de um dado fluxo de água nas barragens.
b) o sistema de tratamento da água e sua distribuição consomem grande quantidade de energia elétrica.
c) a geração de eletricidade nas usinas termelétricas utiliza grande volume de água para refrigeração.
d) o consumo de água e de energia elétrica utilizadas na indústria compete com o da agricultura.
e) é grande o uso de chuveiros elétricos, cuja operação implica abundante consumo de água.


Questão nº 13. (Enem 2007) Qual das seguintes fontes de produção de energia é a mais recomendável para a diminuição dos gases causadores do aquecimento global?

a) Óleo diesel.
b) Gasolina.
c) Carvão mineral.
d) Gás natural.
e) Vento.


Questão nº 14. (Enem 2009) A economia moderna depende da disponibilidade de muita energia em diferentes formas, para funcionar e crescer. No Brasil, o consumo total de energia pelas indústrias cresceu mais de quatro vezes no período entre 1970 e 2005. Enquanto os investimentos em energias limpas e renováveis, como solar e eólica, ainda são incipientes, ao se avaliar a possibilidade de instalação de usinas geradoras de energia elétrica, diversos fatores devem ser levados em consideração, tais como os impactos causados ao ambiente e às populações locais. Ricardo. B. e Campanili, M. Almanaque Brasil Socioambiental. Instituto Socioambiental. São Paulo, 2007 (adaptado).
Em uma situação hipotética, optou-se por construir uma usina hidrelétrica em região que abrange diversas quedas d’água em rios cercados por mata, alegando-se que causaria impacto ambiental muito menor que uma usina termelétrica. Entre os possíveis impactos da instalação de uma usina hidrelétrica nessa região, inclui-se:

a) a poluição da água por metais da usina.
b) a destruição do habitat de animais terrestres.
c) o aumento expressivo na liberação de CO2 para a atmosfera.
d) o consumo não renovável de toda água que passa pelas turbinas.
e) o aprofundamento no leito do rio, com a menor deposição de resíduos no trecho de rio anterior à represa.


Questão nº 15. (Enem 2010) Deseja-se instalar uma estação de geração de energia elétrica em um município localizado no interior de um pequeno vale cercado de altas montanhas de difícil acesso. A cidade é cruzada por um rio, que é fonte de água para consumo, irrigação das lavouras de subsistência e pesca. Na região, que possui pequena extensão territorial, a incidência solar é alta o ano todo. A estação em questão irá abastecer apenas o município apresentado. Qual forma de obtenção de energia, entre as apresentadas, é a mais indicada para ser implantada nesse município de modo a causar o menor impacto ambiental?

a) Termelétrica, pois é possível utilizar a água do rio no sistema de refrigeração.
b) Eólica, pois a geografia do local é própria para a captação desse tipo de energia.
c) Nuclear, pois o modo de resfriamento de seus sistemas não afetaria a população.
d) Fotovoltaica, pois é possível aproveitar a energia solar que chega à superfície do local.
e) Hidrelétrica, pois o rio que corta o município é suficiente para abastecer a usina construída.


Questão nº 16. (Enem 2010) A usina hidrelétrica de Belo Monte será construída no rio Xingu, no município de Vitória de Xingu, no Pará. A usina será a terceira maior do mundo e a maior totalmente brasileira, com capacidade de 11,2 mil megawatts. Os índios do Xingu tomam a paisagem com seus cocares, arcos e flechas. Em Altamira, no Pará, agricultores fecharam estradas de uma região que será inundada pelas águas da usina. BACOCCINA, D. QUEIROZ, G.: BORGES, R. Fim do leilão, começo da confusão. Istoé Dinheiro. Ano 13, n.o 655, 28 abri 2010 (adaptado).

Os impasses, resistências e desafios associados à construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte estão relacionados:

a) ao potencial hidrelétrico dos rios no norte e nordeste quando comparados às bacias hidrográficas das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país.
b) à necessidade de equilibrar e compatibilizar o investimento no crescimento do país com os esforços para a conservação ambiental.
c) à grande quantidade de recursos disponíveis para as obras e à escassez dos recursos direcionados para o pagamento pela desapropriação das terras.
d) ao direito histórico dos indígenas à posse dessas terras e à ausência de reconhecimento desse direito por parte das empreiteiras.
e) ao aproveitamento da mão de obra especializada dispo – nível na região Norte e o interesse das construtoras na vinda de profissionais do Sudeste do país.

Questão nº 17. (Enem 2011) Segundo dados do Balanço Energético Nacional de 2008, do Ministério das Minas e Energia, a matriz energética brasileira é composta por hidrelétrica (80%), termelétrica (19,9%) e eólica (0,1%). Nas termelétricas, esse percentual é dividido conforme o combustível usado, sendo: gás natural (6,6%), biomassa (5,3%), derivados de petróleo (3,3%), energia nuclear (3,1%) e carvão mineral (1,6%). Com a geração de eletricidade da biomassa, pode-se considerar que ocorre uma compensação do carbono liberado na queima do material vegetal pela absorção desse elemento no crescimento das plantas. Entretanto, estudos indicam que as emissões de metano (CH4) das hidrelétricas podem ser comparáveis às emissões de CO2 das termelétricas. MORET, A. S.; FERREIRA, I. A. As hidrelétricas do Rio Madeira e os impactos socioambientais da eletrificação no Brasil. Revista Ciência Hoje. V. 45, n.° 265, 2009 (adaptado).

No Brasil, em termos do impacto das fontes de energia no crescimento do efeito estufa, quanto à emissão de gases, as hidrelétricas seriam consideradas como uma fonte:

a) limpa de energia, contribuindo para minimizar os efeitos deste fenômeno.
b) eficaz de energia, tomando-se o percentual de oferta e os benefícios verificados.
c) limpa de energia, não afetando ou alterando os níveis dos gases do efeito estufa.
d) poluidora, colaborando com níveis altos de gases de efeito estufa em função de seu potencial de oferta.
e) alternativa, tomando-se por referência a grande emissão de gases de efeito estufa das demais fontes geradoras.


Questão nº 18. (FGV-SP) Esse programa fez despertar o processo no qual fica evidente a alta potencialidade mundial do Brasil no estratégico campo energético. Posteriormente, esse programa, de êxito mundial indiscutível, foi praticamente interrompido. Na realidade, o programa visava à substituição não somente da gasolina mas dos demais derivados do petróleo por combustíveis renováveis e limpos do ponto de vista ambiental, isso porque o Brasil não importava gasolina mas petróleo.
(Fonte: J. W. Batista Vidal. "Revista Caros Amigos", ano IV, n. 37, abril/2000, p. 42).

O texto faz referência ao Programa:
a) Nuclear brasileiro, desenvolvimento pelo governo federal na década de 70, interrompido por pressões de grupos ambientalistas na década de 80.
b) Energético, de extração do petróleo a partir do xisto betuminoso, desenvolvido pela Petrobrás na década de 80 e posteriormente abandonado devido ao alto custo do processo.
c) Nacional do Álcool (Proálcool), desenvolvido pelo Governo Federal nos anos 70, tendo sofrido um recuo na última década devido à diminuição dos subsídios à produção.
d) Mineral, desenvolvido pela Companhia Vale do Rio Doce desde a década de 70, que tinha como um dos objetivos substituir o petróleo pelo carvão vegetal.
e) Hidrelétrico, de substituição do óleo combustível como fonte de energia das indústrias brasileiras pela eletricidade, desenvolvido como resposta ao Segundo Choque do Petróleo, em 1979.


Questão nº 19. (ENEM-2001) O setor residencial brasileiro é, depois da indústria, o que mais consome energia elétrica. A participação do setor residencial no consumo total de energia cresceu de forma bastante acelerada nos últimos anos. Esse crescimento pode ser explicado

I. pelo processo de urbanização no país, com a migração da população rural para as cidades.
II. pela busca por melhor qualidade de vida, com a maior utilização de sistemas de refrigeração, iluminação e aquecimento.
III. pela substituição de determinadas fontes de energia - a lenha, por exemplo - pela energia elétrica.

Dentre as explicações apresentadas

(A) apenas III é correta.
(B) apenas I e II são corretas.
(C) apenas I e III são corretas.
(D) apenas II e III são corretas.
(E) I, II e III são corretas.


Questão nº 20. (FGV) Sobre o consumo de energia no Brasil é correto afirmar que:

a) a Região Sudeste não consegue consumir toda a energia que produz;
b) o setor residencial e de comércio representam 80% do consumo total de energia;
c) mais da metade da energia consumida no país provém de fontes renováveis, como a hidráulica e a biomassa;
d) nesta década, devido às sucessivas crises econômicas, não tem havido aumento do consumo de energia;
e) o petróleo e o carvão mineral representam mais de 70% de energia produzida para consumo no país.

GABARITO:
11 – D

12 – A

13 – E

14 – B

15 – D

16 – B

17 – D

18 – C

19 – E

20 – C

ENSINO MÉDIO – 3º ANO.


Questão nº 21. (Pucmg) São características da atual ordem mundial, EXCETO:

a) a multipolaridade, ou seja, a existência de vários polos ou centros de poder mundial.
b) a existência de três centros mundiais, com poderio econômico, tecnológico e político-diplomático: os Estados Unidos, o Japão e a União Europeia.
c) a crescente cooperação e interdependência internacional e a diminuição da possibilidade de conflitos armados mundiais.
d) a existência de somente um agente ou ator no cenário internacional, controlador das relações econômicas e político-militares: o Estado Nacional.
e) a existência de uma realidade mais complexa, com múltiplas oposições ou tensões econômicas, étnicas, religiosas, ambientais etc.

Questão nº 22. (UFMG 2006) É INCORRETO afirmar que a atual política externa brasileira e o papel geopolítico do País, hoje, no mundo, representam:

a) uma aproximação do NAFTA, em razão da necessidade de se concretizarem os tratados comerciais entre esse bloco e o Mercosul, tendo-se em vista a implementação da ALCA.
b) um reforço em sua posição econômica e, possivelmente, um novo papel geopolítico no mundo, graças à qualidade de potência regional do Brasil na América do Sul.
c) um repúdio à ocupação do Iraque e, por outro lado, um apoio à criação do Estado da Palestina, posições formalmente defendidas nos foros internacionais de que o Brasil participa.
d) uma defesa da ideia do perdão, tanto pelo Brasil quanto pelos países centrais, da dívida dos países mais pobres do mundo especialmente os africanos.
e) ampliar sua participação no comércio internacional, principalmente dentro do BRICs.

Questão nº 23. (UFAM) São características da Globalização:

a) A adoção do Toyotismo como modelo para a reorganização da produção, a restrição dos mercados e a valorização tecnológica.
b) O estabelecimento de redes comerciais, com valorização do capital mercantil e o aumento do controle estatal na economia.
c) A adoção de políticas neoliberais, a desregulamentação da economia e diminuição dos índices de robotização na indústria.
d) A dinamização tecnológica com a garantia da ampliação de políticas sociais e direitos trabalhistas.
e) A formação de blocos econômicos, a integração dos mercados e o avanço do capital financeiro.

Questão nº 24. (UFC) O processo de globalização tem, na atualidade, provocado grandes mudanças, tanto nas esferas econômica, financeira e política quanto na vida social e cultural dos povos e das nações, em escala mundial. A esse respeito, é possível afirmar, de modo correto, que:

a) A maioria das instituições financeiras globais tem sua sede localizada nos países subdesenvolvidos.
b) O avanço das telecomunicações e da informática e o uso da internet são fundamentais para os fluxos financeiros mundiais.
c) O Estado intervém na economia por meio de investimentos no setor industrial, fortalecendo, assim, as empresas estatais.
d) As transformações políticas, econômicas, sociais e tecnológicas dão-se da mesma forma nos países desenvolvidos e subdesenvolvidos.
e) Os blocos econômicos regionais são constituídos com o objetivo único de formação de alianças para defender a autonomia política dos países membros.

Questão nº 25. (FUVEST) O local e o global determinam-se reciprocamente, umas vezes de modo congruente e consequente, outras de modo desigual e desencontrado. Mesclam-se e tensionam-se singularidades, particularidades e universalidades. Conforme Anthony Giddens, “A globalização pode assim ser definida como a intensificação das relações sociais em escala mundial, que ligam localidades distantes de tal maneira que acontecimentos locais são modelados por eventos ocorrendo a muitas milhas de distância e vice-versa. Este é um processo dialético porque tais acontecimentos locais podem se deslocar numa direção inversa às relações muito distanciadas que os modelam. A transformação local é, assim, uma parte da globalização”.

Octávio Ianni, Estudos Avançados. USP. São Paulo, 1994. Adaptado.

Neste texto, escrito no final do século XX, o autor refere-se a um processo que persiste no século atual. A partir desse texto, pode-se inferir que esse processo leva à:
a) padronização da vida cotidiana.   
b) melhor distribuição de renda no planeta.   
c) intensificação do convívio e das relações afetivas presenciais.   
d) maior troca de saberes entre gerações.   
e) retração do ambientalismo como reação à sociedade de consumo.   

Gabarito:

21 – D
22 – A
23 – E
24 – B
25 - A


 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ATIVIDADE COMPLEMENTAR

ATIVIDADE COMPLEMENTAR DE GEOGRAFIA-02 - 8º ANO

Simulado - Teste seus conhecimentos